O Evento

ENCONTRO

ENCONTRO NACIONAL SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DA REDE PROFISSIONAL TECNOLÓGICA


DATA: 21 e 22 de setembro


Com o crescimento de políticas públicas voltadas aos estudantes Público da Educação Especial (PEE) é importante pensar em atuações que proporcionem condições favoráveis no processo de ensino e aprendizagem no contexto da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Nesse contexto, em nível nacional, são propostos os Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs), que assumem papel de extrema importância nas instituições e no planejamento, porém são vivenciadas políticas institucionais diferenciadas em cada instituição, com disponibilização de recursos humanos, materiais diferenciados. Diante desse contexto, entende-se que possibilitar momentos de compartilhamento são de extrema importância, sendo esse o objetivo dessa proposta.


OBJETIVOS GERAIS:

Discutir, junto aos NAPNEs, docentes, equipes pedagógicas, servidores, estudantes e familiares, possibilidades e desafios da inclusão escolar no contexto da Rede Profissional Tecnológica.


RESULTADOS ESPERADOS:

Que a possibilidade de diálogo entre instituições possibilite pensar em diferentes estratégias de enfrentamento dos desafios da inclusão escolar no contexto da Rede Profissional Tecnológica.



Conheça a comissão organizadora e as instituições parceiras.

Conheça o MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS PARTICIPANTES.


FÓRUM

Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade da Rede Profissional Tecnológica


DATA: 23 e 24 de setembro


Os Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) têm sido referência quando se fala da educação do estudante Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) no contexto da Rede de Educação Profissional e Tecnológica, porém sabe-se que existem diferentes configurações tanto do núcleo nomeado como NAPNE, como outras formas de funcionamento de Núcleos de acessibilidade da Rede Profissional Tecnológica. O Fórum Nacional de coordenadores de Núcleos de acessibilidade da Rede de Educação Profissional Tecnológica nasceu da proposta do Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas de Educação Superior e Profissional Tecnológica (2020), iniciando com os mesmos objetivos. Visa a reunião dos gestores, discutir a importância de se efetivar o Fórum Permanente de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade, como um movimento pela busca do fortalecimento dos direitos, das ações e das políticas públicas que primam pela qualidade do acesso e da permanência do público alvo de educação especial na Rede Profissional Tecnológica. Objetiva também, refletir acerca das dificuldades e possibilidades que se apresentam para garantir os recursos financeiros e humanos para essas unidades, assim como as condições necessárias para se estabelecer a formação continuada para as equipes que compõem essas unidades. O Fórum será coordenado pelos membros da Comissão Organizadora interinstitucional. Caberá aos relatores registrarem as falas e encaminhamentos deliberados ao longo da reunião e, ao final da sessão, espera-se que seja organizado as principais informações e demandas trazidas pelo grupo em forma de relatório assinado por todos os participantes, com a finalidade de ser apresentado na plenária final do evento. Para ter mais informações sobre o evento que estimula a criação desse fórum acesse: http://3cnienssup.ufrn.br/index.php/forum/


OBJETIVOS GERAIS:

O Fórum Nacional de coordenadores de Núcleos de acessibilidade da Rede Profissional Tecnológica visa, na reunião dos gestores, discutir a importância de se efetivar o Fórum Permanente de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade, como um movimento pela busca do fortalecimento dos direitos, das ações e das políticas públicas que primam pela qualidade do acesso e da permanência do público alvo de educação especial na Rede Profissional Tecnológica. Objetiva também, refletir acerca das dificuldades e possibilidades que se apresentam para garantir os recursos financeiros e humanos para essas unidades, assim como as condições necessárias para se estabelecer a formação continuada para as equipes que compõem essas unidades.


RESULTADOS ESPERADOS:

O Fórum será coordenado pelos membros da Comissão Organizadora interinstitucional. Caberá aos relatores registrarem as falas e encaminhamentos deliberados ao longo da reunião e, ao final da sessão, espera-se que seja organizado as principais informações e demandas trazidas pelo grupo em forma de relatório assinado por todos os participantes, com a finalidade de ser apresentado na plenária final do evento.



Conheça a comissão organizadora e as instituições parceiras.
Conheça o MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS PARTICIPANTES.